quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

ESCOLA DOMINICAL. PORQUE FREQUENTÁ-LA?



Escola Dominical. Porque freqüenta-la?

A Escola Dominical é uma obra espiritual que atravessou os séculos, abarcou o globo terrestre e chegou até nós, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a igreja dispõe. Tornou-se a Escola Dominical tão importante, que já não podemos conceber uma igreja sem ela.
Negligenciar “Hoje”, o ensino da palavra de Deus é incorrer nos mesmos erros cometidos por Israel e correr o risco de perdermos a esperança da vida eterna que nos está prometida por Jesus cristo.
Sabemos pela palavra de Deus que estamos vivendo os últimos dias da Igreja na terra. Dias inclusive onde contemplamos tantas desgraças acontecendo em meio às famílias e a sociedade em geral. Filhos que matam seus pais, pais que estupram seus filhos (as), há uma crescente onda de violência e rebeldia, onde o amor e o respeito ao semelhante está cada vez mais raro.
Estarrecidos diante de tal situação a humanidade pergunta: “Meu Deus, o que está acontecendo”? A resposta é simples! O ser humano está vivendo cada vez mais alienado de Deus e do conhecimento de sua palavra, mergulhados dia após dia na incessante busca pelo material, uma corrida desenfreada pela satisfação dos prazeres pessoais, esquecendo-se ou não tomando conhecimento de que a responsabilidade é de cada um individualmente, em transmitir aos filhos a lei do Senhor.
Deus ordenou aos Israelitas que transmitissem aos seus filhos de geração em geração o conhecimento de sua “Lei”, (Dt. 6.6,7) – porém Israel negligenciou esta ordenança que Deus lhes havia determinado, negligenciaram o ensino da palavra de Deus aos seus filhos nas gerações que se seguiram. (Jz. 2.10). O resultado desta desobediência foi que os filhos de Israel nas gerações seguintes vieram a praticar todos os tipos de pecados os quais Deus já Dantes havia advertido para que não procedessem desta forma, pois se assim o fizessem, inevitavelmente seriam castigados. E Deus os castigou pela desobediência, (Jz. 2.11,14).
Como professor da escola bíblica dominical há 16 anos, tenho observado ao longo destes anos que é grande a negligência de muitos cristãos no tocante ao aprendizado da lei do Senhor. Não há compromisso nem interesse em aprender; e o que é pior: Em meio a essa negligencia cometem dois erros graves. Não vão à Escola Bíblica Dominical para aprender, nem levam seus filhos. Negligenciando de forma direta a ordem do Senhor a qual incumbe aos pais à responsabilidade de transmitir aos filhos, a lei do Senhor nosso Deus.
Aelson A. Rocha, Formado em ADGNI (Administração em Gestão de Negócios Internacionais), com extensão em Gerência de Projetos. É Cooperador e professor da Escola Bíblica Dominical há 16 anos (Congregação Jd. Batagim)

Nenhum comentário:

Postar um comentário